António Duarte
António Duarte


Natural de Lisboa realizou os seus estudos musicais no Centro de Estudos Gregorianos onde, sob a orientação do Professor Antoine Sibertin-Blanc, concluiu o Curso Superior de Órgão. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian foi aluno da Professora Montserrat Torrent na Classe de Órgão do Conservatório Superior Municipal de Música de Barcelona, dedicando-se sobretudo ao estudo da Música Antiga Ibérica. Gravou para a radiodifusão portuguesa e francesa e efectuou gravações discográficas em órgãos históricos portugueses e espanhóis.Tem realizado concertos e masterclasses em diversos países europeus, no México, Japão e Estados Unidos da América.É professor de Órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e Organista Titular da Sé  Patriarcal de Lisboa.


António Mota
António Mota


Nasceu em Lisboa, em 1971; doutorado em Música pela Universidade de Aveiro (tese sobre Olivier Messiaen, orientada pelo prof. Doutor João Pedro Oliveira); licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação do prof. Antoine Sibertin-Blac, com nota final de curso máxima e diploma de mérito pelo Instituto Politécnico de Lisboa); licenciado e mestre em Eng.ª Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo nesta área exercido actividade de investigação e docência - e, mais recentemente, trabalho de projectista em aviónica. Lecciona Órgão (e outras disciplinas específicas deste instrumento) na Universidade de Aveiro. Foi (i) formador na EDMUSA - Escola de Música Diocesana de Aveiro (Harmonia Prática, Acompanhamento Litúrgico e Improvisação), (ii) membro da direcção da AMPO - Associaçao Musical Pro-Organo; (iii) orientador de masterclass de Órgão nas Semanas Gregorianas em Viseu (2013-2015). Entre 2009-2014 foi coordenador e docente (Análise, História, Acústica, etc.) nos cursos em Música do Instituto Piaget, orientando também teses de mestrado e estágios profissionais no 2º ciclo. Foi organista titular da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa, de 1989-2004. Colaborou também frequentemente na Sé Patriarcal de Lisboa, como organista substituto do prof. Antoine Sibertin-Blanc. Em 2000 e 2003 gravou CDs com o Coro de Santa Maria de Belém, da igreja dos Jerónimos. Em 1997 recebeu um primeiro prémio ex-equo no 1º Concurso Nacional de Jovens Organistas na Cidade do Lis, em Leiria. Da sua actividade concertística destaca-se: (i) XI-2017, Festival de Outono, organizado pela UA, concerto a 4 mãos; (ii) 5-VI-2016, ciclo inaugural do novo Grande Órgão da Basílica de Fátima; (iii) V-2015, 2º Festival de Órgão de Braga, na Basílica dos Congregados; (iv) IV-2015, ig. do Cansado, Castelo Branco, 2º aniversário da inauguração do Órgão Willis-Schulte; (v) XI-2008, ig. da Cedofeita no Porto, concerto comentado integrado no ciclo comemorativo dos 100 anos do nascimento de Olivier Messiaen; (vi) a nível internacional: tocou em São Paulo, Brasil (2000, VII Festival Internacional São Bento) e em Miedzychód, Polónia (2011). Em termos de composição própria, conta 8 obras compostas para Órgão, além de vários arranjos. Outras actividades e projectos: (i) consultor musical da missa pontifical de S. Teotónio, Sé de Viseu (18-II-2012); (ii) publicação em 2010 de artigo com título "Relação entre cor e simbologia religiosa na música para Órgão de Olivier Messiaen", no livro "Messiaen - Estudos", editado pela Universidade Católica do Porto; (iii) projecto de "Órgão de Tubos Virtual", p/ o auditório do Centro Cultural da Branca, entre 2007-2010; (iv) conferência em 2007 na Universidade de Aveiro sobre "A Música para Órgão de Olivier Messiaen".


Pe. Paulo Cardoso da Cruz
Pe. Paulo Cardoso da Cruz

Nasceu a 17/08/1968 em Covão do Lobo. Iniciou estudos musicais (Iniciação ao Teclado) no Seminário de S. Joana Princesa, de Aveiro, com o Prof. Pe. Arménio Costa, em 1982. De 1987 a 1991, continuou formação em Piano, no Seminário Maior de Coimbra, com o Prof. Augusto Mesquita. De 1991 a 1994, no Santuário de Nª Sª Fátima (Leiria), frequentou e concluiu com classificação BOM, o 1º Curso Nacional de Música Sacra, na classe de Director de Coro, organizado pelo Serviço Nacional de Música Sacra, em colaboração com a Escola Superior de Música Sacra de Regensburg (Alemanhã). Concluído o Curso Superior Teológico Pastoral, pela Universidade Católica Portuguesa, com Licenciatura, em 1994, foi nomeado pelo Bispo António Marcelino, Responsável do Serviço Diocesano de Música Sacra de Aveiro, cargo que ocupa ainda. Desde aí, integra o Plenário do Serviço Nacional de Música Sacra. É conjuntamente elemento do mesmo Serviço (SNMS). São da sua responsabilidade algumas iniciativas musicais nos últimos 25 anos: criação da EDML (Escola Diocesana de Música Litúrgica - de 1994 a 2003), com a colaboração do saudoso Prof. António Mário Costa, e criação da EDMuSA (Escola Diocesa Diocesana de Música Sacra de Aveiro, em 2005), com apoio precioso do Prof. Domingos Peixoto; aquisição e/ou restauro de órgãos de tubos usados, e promotor de aquisição de novos órgãos de tubos, para o serviço da Liturgia e divulgação de repertório organístico, sobretudo na Diocese de Aveiro. Tem dedicado algum tempo à composição, sobretudo em repertório litúrgico. Integra o Coro e a Direcção da CATEDRAV (Associação do Coro da Catedral de Aveiro) desde a sua criação em 2009. Exerce o Ministério Sacerdotal na Paróquia de S. Pedro de Aradas e no Serviço Espiritual do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora